Para quem deseja habilitar-se pela primeira vez, é necessário escolher entre as categorias A (moto), B (carro) ou AB (carro e moto simultâneos) e procurar o CFC Gláucia para fazer o seu cadastro. São documentos obrigatórios, identidade, CPF e comprovante de residência. O documento de identidade deve estar atualizado, tendo sido emitido em no máximo cinco anos. O comprovante de residência deve estar em nome do próprio candidato ou dos pais. Feito o cadastro, te encaminharemos à uma das clínicas credenciadas ao Detran-MG para realizar os exames médico e psicotécnico. O restante do processo é dividido em duas etapas, legislação de transito (teoria) e direção (prática veicular), após a conclusão de cada etapa, você será testado.
A prova teórica é constituída de 30 questões, das quais você deve acertar 21 para ser aprovado(a). Em caso de reprovação no exame teórico, será cobrado uma nova taxa para remarcação do exame. No exame de direção você irá acompanhado(a) de dois examinadores que avaliarão o seu desempenho durante todo o percurso. Em caso de reprovação no exame prático, será cobrado nova taxa para remarcação do exame de direção e aluguel do veículo.
Ao ser aprovado em todas as etapas, é só aguardar o documento de habilitação chegar em seu endereço. A princípio, o candidato receberá uma PPD (permissão para dirigir) com validade de um ano. Enquanto permissionário, o condutor não poderá cometer nenhuma infração grave, gravíssima e nem poderá ser reincidente em infrações médias. O cometimento de tais infrações acarretará a cassação da PPD. Ao término de um ano, o condutor poderá solicitar a sua CNH definitiva.
Não há com o que se preocupar, pois estamos aqui para lhe ensinar e ajudar! Faça o seu orçamento!