Pneu furado? I Aprenda a trocar
Você acabou de tirar carteira e ainda não sabe trocar o pneu?
Felizmente, essa é uma tarefa simples, desde que você esteja preparado e disposto a fazer certo esforço.
Para te dar uma forcinha, preparamos algumas dicas que certamente ajudarão você a trocar o pneu.
Passo 1: SINALIZAÇÃO.
Você deve sinalizar, assim os outros motoristas vão entender que seu carro passa por problemas. Coloque o triângulo laranja a uma distância mínima de 30 metros de onde o carro está estacionado. Se for na estrada, essa distância deve ser triplicada, principalmente se for em alguma curva.
Passo 2: PREPARE O VEÍCULO.
Antes mesmo de descer do veículo, puxe o freio de mão e coloque o câmbio em modo "estacionado”, em primeira ou em marcha à ré. Depois, coloque um objeto pesado como uma pedra, na frente das rodas dianteiras e traseiras, para evitar que o carro se movimente.
Passo 3: PEGUE O ESTEPE E O MACACO.
Pegue o macaco e o coloque sob a lataria do carro, ao lado do pneu furado. Lembre-se de encaixá-lo na canaleta, uma parte metálica projetada justamente para recebê-lo. E se não encontrar o local correto, basta ler o manual de instruções.
PASSO 4: LEVANTE O MACACO ATÉ QUE ELE APOIE O CARRO.
Após encaixar o macaco corretamente, levante-o até que o carro pareça firmemente apoiado, sem levantá-lo do chão. Certifique-se também de que o macaco está perpendicular ao chão.
PASSO 5: TIRE A CALOTA E AFROUXE OS PARAFUSOS.
Em sentido anti-horário, gire a chave de roda e deixe os parafusos soltos, sem desprendê-los totalmente. Ao deixar ao pneu em contato com o chão a retirada da calota será mais fácil, já que somente os parafusos serão girados e não a roda.
PASSO 6: LEVANTE UM POUCO MAIS O PNEU.
Com o auxílio do macaco, será preciso levantar um pouco mais o veículo, para que o pneu murcho seja retirado e o estepe encaixado. Conforme for suspendendo o carro, certifique-se de que ele esteja estável. Do contrário, desça o macaco e corrija o problema.
PASSO 7: REMOVA OS PARAFUSOS E O PNEU.
Ainda no sentido horário, continue a girar os parafusos, até que estejam soltos o suficiente para serem removidos. Depois, remova o pneu furado e coloque-o sob o veículo. Caso o macaco ceda, ele servirá como um amortecedor para o veículo.
PASSO 8: PONHA O ESTEPE NO EIXO.
Com o estepe em mãos, encaixe-o no eixo, deixando as cavidades dos parafusos bem alinhadas. Lembre-se de que a válvula da câmara de gás deve estar virada para fora, nunca em direção ao veículo.
PASSO 9: APERTE OS PARAFUSOS.
Coloque os parafusos em seus devidos lugares e, com a chave de roda, dê uma volta em cada um. Por último, aperte-os até o fim, até que todos estejam igualmente apertados. E quando o carro estiver novamente no chão, aperte os parafusos uma vez mais.
PASSO 10: DESÇA O CARRO E RETIRE O MACACO.
Após fixar todos os parafusos, baixe o macaco, retire-o e coloque a calota no lugar. O pneu furado deve ser guardado no porta-malas e, posteriormente, levado ao borracheiro. De tempos em tempos, verifique o estepe para certificar-se de que ele está pronto para ser usado.
Agora é só seguir viagem!
Fonte: https://www.litoralcar.com.br/blog/dicas/como-trocar-o-pneu-do-carro/
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